Mas é só um teclado… o que isso muda no AutoCAD?

Qualquer teclado serve para trabalhar com AutoCAD, certo? Quem pensa isso está completamente enganado. Não me refiro a um teclado ultramoderno, hightech, caro ou cheio de funções. Não, não é isso! Existem dois detalhes que são fundamentais para ganhar agilidade e precisão no AutoCAD.

1 – TECLAS DE FUNÇÃO COMO FUNÇÃO PRINCIPAL

Teclas de função de um teclado são as teclas que vão do F1 até F12. No AutoCAD, cada uma equivale a um atalho para determinada ferramenta, duas em especial que são mais utilizadas. Uma delas é a F3, que ativa os Snaps (pontos magnéticos) e a outra é a F8, que quando acionada, trava o cursor em um determinado eixo (eixos x ou y) fazendo que os objetos desenhados ou selecionados trilhem apenas nas ortogonais. Usamos estas teclas durante o desenvolvimento de todo o desenho.

O problema é que em alguns teclados, essas teclas são secundárias, contendo outras funções principais no local. Assim, se eu quiser acessar as funções, preciso pressionar junto com elas a tecla fn. Com isso, você precisará usar as duas mãos no teclado e perderá um certo tempo, que acumulado ao final do desenho todo pode equivaler a algo em torno de 10% a mais de tempo. Parece pouco, mais 10% de um desenho que demorou 10 horas para ser desenvolvido equivalem a 1 hora a mais. Isso sim é muita diferença!

teclado

No exemplo acima, funções de mídias são as principais, e para acessar o F8, somente com a combinação das teclas Fn + F8.

Isso torna o trabalho extremamente lento e irritante.

ENTÃO NÃO COMPRE UM TECLADO ASSIM PARA DESENHO.

[magicactionbox]

2 – TECLADO NUMÉRICO COM PONTO E NÃO VÍRGULA

No mercado encontramos teclados numéricos que contém tanto ponto como vírgula. Entretanto o AutoCAD trabalha com o ponto como separador de casas decimais. Assim para desenhar uma linha de um tamando que contenha decimal, deve-se digitar o ponto. Ex. dez metros e quarenta centímetros (10.4m).

Para agilizar a digitação, seu teclado deve ter ponto. Veja na figura:

teclado-numerico

Assim para um melhor desempenho, compre um teclado com essa configuração. Essa são duas dicas simples, mas essenciais, para otimizar o seu trabalho no AutoCad.

Para não perder as novas postagens,

Inscreva-se em nosso canal do YouTube:   youtube.com/acadig

Siga a nossa fan page no facebook:   facebook.com/academiadedesenhodigital

Assim tenho certeza de que você receberá as notícias em primeira mão!

Um abraço e até a próxima dica!